O que é um sistema troncalizado ou trunking?

Trunking significa “entroncamento” na língua inglesa, um conceito originário da telefonia quando um pequeno número de vias de comunicação é compartilhado com um grande volume de usuários de telefone, semelhante ao tronco de uma árvore e suas ramificações.
 
Na radiocomunicação, os sistemas troncalizados (ou trunkings) seguem esse conceito de distribuir as mensagens de forma ágil e segura, atendendo grandes quantidades de usuários e com possibilidade de escalonar as estruturas de rádio conforme a demanda, gerando mais benefícios na comunicação.
 
 
Isso significa que a distribuição das mensagens entre os canais é feita de forma eficiente e inteligente, em menos tempo de espera e sem necessidade de intervenção para direcionamento. Pode ocorrer de forma virtual, com uso de softwares para automatizar a transmissão, ou de forma nativa, com controladores físicos que automaticamente procuram um canal disponível para conectar o rádio.
 
 

Geralmente, os equipamentos usados no sistemas trunkings são:

 
 
  • Repetidoras: para ampliar a área de cobertura do rádio, fornecendo sinal eficiente a diferentes grupos de comunicação.
  • Multiacoplador: responsável por ampliar e segregar o sinal recebido entre todas as repetidoras.
  • Controlador: pode ser um equipamento físico ou um software atrelado aos rádios e repetidoras, descrito pelos fabricantes como pseudo trunking. O controlador organiza os canais para ter comunicação entre os grupos e usuários.
  • Combinador de antenas: dependendo do modelo, recebem até oito repetidoras de sinais (VHF ou UHF) e reduzem o custo de locação de espaços em torres, antenas, cabos coaxiais, conectores e suportes.
 
 
A quantidade de cada equipamento segue o projeto validado com a ANATEL e assinado pela equipe técnica responsável, garantindo conformidade legal. Se tiver dúvidas sobre esses aspectos, chame nossa equipe aqui para esclarecer.
 
Com as novas tecnologias digitais, a troncalização do sistema de radiocomunicação passa a fazer parte de qualquer negócio que precisa de agilidade e mais produtividade.
 
 
Além de segurança, o sistema trunking proporciona maior sigilo na comunicação por ter as mensagens alocadas de forma pseudo-aleatórias em canais distintos, o que dificulta escutas ou interceptações, e todas as mensagens são criptografadas.
 
 
Outra vantagem do trunking é a interconexão de usuários e intercomunicação entre setores, já que distribui e gerencia o número de linhas de comunicação conforme o uso, com a possibilidade de ter a fila de espera configurada conforme a prioridade de acesso. Também permite que grupos de usuários comuniquem-se apenas com um usuário e vice-versa, com canais alocados que garantem mais privacidade nas chamadas.
 
Todo gerenciamento é feito via sistema, customizando a identificação dos grupos e usuário, armazenando e monitorando as conversas, tudo em uma central de controle.
 
Se sua empresa já possui comunicação no ponto a ponto ou através de repetidoras convencionais e sente necessidade de potencializá-la com novos recursos, chame nossa equipe aqui para juntos encontrarmos uma forma de viabilizar a troncalização do seu sistema.