Mito ou Verdade: A Cobertura é ampliada no digital?
A migração do sistema analógico para o digital é exigida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para racionalizar o uso das faixas de frequência e ampliar os sistemas brasileiros de radiocomunicação com as novas tecnologias disponíveis no mercado.
Essa modernização para o digital garante mais agilidade nas operações e segurança para todos que usam a radiocomunicação como ferramenta de trabalho, principalmente nas missões críticas, onde a comunicação via rádio é vital para salvar vidas.
Uma das dúvidas mais comuns está relacionada com a cobertura de sinal:
ela realmente é ampliada quando estamos no digital?
Sempre ouvimos que há uma diferença MUITO grande na cobertura do sinal digital e isso faz com que as empresas procurem pelos rádios digitais como a única solução para as dificuldades de cobertura que enfrentam. Porém, cada demanda precisa ser estudada para que seja levantada a real necessidade de ampliação da cobertura, antes da compra de novas soluções.
São investimentos altos e que necessitam de preparo técnico, operacional, financeiro e jurídico para realização. Por isso, contar com um parceiro especialista em radiocomunicação contribui para que os projetos sejam mais assertivos e focados, principalmente, na otimização de recursos.
Isso significa que há outras variáveis a serem analisadas na hora de ampliar a cobertura de sinal do seu parque de radiocomunicação. A sua licença atual junto a ANATEL, a estrutura local física, as possibilidades de interferência e os valores de investimento dos novos equipamentos.
Qualquer rádio – analógico ou digital – sofre distorção da qualidade de voz conforme se afasta ou atinge as extremidades dentro da área de cobertura. Nos rádios analógicos esse processo é rápido e em poucos metros de distância já percebemos a voz distorcida.
Já os modernos equipamentos digitais possuem correções de erros integradas que eliminam a estática assegurando uma voz com muito mais qualidade e clareza, independente da área coberta. Além de outras vantagens como mensagem de texto, localização GPS, mais possibilidades de canais, e outros recursos que a tecnologia digital proporciona.
Ou seja, na prática, essa diferença no tamanho da cobertura não deve ser o único motivo para migração. É preciso estudar a sua demanda e propor soluções viáveis dentro da realidade do seu negócio.
Trabalhamos com os maiores fabricantes de radiocomunicação do mundo. Um amplo portfólio que atende desde demandas simples até as mais complexas e robustas estruturas de comunicação intrínseca.
Este blog faz parte do nosso propósito em abordar conteúdos sobre a radiocomunicação de forma simples e de fácil compreensão para os seus negócios, afinal isso é #comunicaçãodeverdade. Ainda não conhece nossas soluções? Clique aqui para conversar com nossa equipe