Há mais de 40 anos trabalhando com a verdade

Na Bipmar, o compromisso com a verdade é o nosso maior e mais firme alicerce. Em meio a tantas fake news, o que nos faz ser únicos é a responsabilidade em compartilhar e comunicar às pessoas de forma clara e baseada em fatos. Nesse Dia da Mentira, cuidado com as notícias enganosas veiculadas como “brincadeira”. Quer entender por que estamos dando ênfase nesse assunto? Continue a leitura com a gente!
 

A Guerra dos Mundos

Em 30 de outubro de 1971, São Luís, no Maranhão, viveu um episódio de grande pandemônio por conta de uma “brincadeira” relacionada a uma invasão extraterrestre. No ar, sem nenhum tipo de ensaio ou explicação, a transmissão da notícia ocorreu em comemoração ao aniversário da rádio Difusora, estação com maior audiência local. Com o objetivo de causar uma atmosfera de piada e risada na cidade, a nova edição de “A Guerra dos Mundos”, acabou de forma inusitada.
 
Personagens fictícios foram colocados para se passarem por especialistas confirmando toda a situação do programa, que teve duração de mais de 4 horas. No desenrolar das informações sem fundamentos, os produtores do projeto fizeram uso de “transmissões” da Rádio Repórter do Rio de Janeiro afirmando que estavam em sintonia com a BBC de Londres. Todos esses detalhes, bem pensados, confirmavam cada vez mais a notícia inesperada de que objetos voadores não-identificados estavam chegando à região Sudeste do Brasil.
 
Em uma época onde a tecnologia não era tão avançada, e a internet somente utilizada em laboratórios, as informações pautadas na realidade provinham de poucas fontes, logo, acreditar em uma invasão alienígena, veiculada pela Rádio Difusora, foi a única opção para muitos.
 
Mesmo que ao final da transmissão os locutores tenham confirmado que o programa tratava-se de uma reprodução de uma peça teatral, pouco tempo depois, a rádio foi invadida pelo exército e tirada do ar por algumas horas.
 

Toda essa fake news causou muito mais do que pânico nos moradores de São Luís, provocou também um sentimento ruim contra a rádio, destacando o poder da ferramenta. O programa promoveu inquietação na cidade e em outros lugares no interior do Estado. Muitos sentiram-se abalados e perdidos e quiseram sair da cidade, o que desencadeou as providências tomadas pelas autoridades rapidamente.

A responsabilidade com a verdade

Manoel José Pereira dos Santos, o Pereirinha, como era conhecido, na época responsável pelos efeitos sonoros do programa da Rádio Difusora, e nos dias de hoje Diretor Executivo da Bipmar, afirma que a situação se deu por uma brincadeira compartilhada em um veículo onde o poder de impacto ainda não era tão conhecido. “Não tínhamos o que fazer, era uma brincadeira. Mas não sabíamos o alcance e o poder do veículo que tínhamos nas mãos”, conclui Manoel.
 
De qualquer forma, a partir deste momento ímpar na vida do sonoplasta, a importância do rádio e a responsabilidade que vem atrelada à ele tornaram-se prioridades para seus futuros negócios. Diante disso, aqui na Bipmar assumimos o compromisso de propagar e contribuir para a #comunicaçãodeverdade.
  

“No Dia da Mentira, cuidado. Nosso compromisso será sempre com a comunicação de verdade. Por isso, somos únicos!”, explica Carlos Saldanha, engenheiro eletricista da Bipmar. Ainda não conhece nossas soluções e quer viver a experiência da real comunicação? Clique aqui e converse com a nossa equipe